CT de Turismo promove reunião no Parque Caminhos do Mar

18 de março 2024

Iniciativa foi para apresentar aos secretários e técnicos da RMBS os novos atrativos turísticos do equipamento que reúne lazer, ecoturismo e cultura. CT de Turismo promove reunião no Parque Caminhos do Mar

O Parque Caminhos do Mar (localizado no Núcleo Itutinga-Pilões), um dos dez núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar, foi o lugar escolhido para a realização da 2° reunião ordinária da Câmara Temática de Turismo do CONDESB/ AGEM-BS. No encontro os secretários das nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista acompanharam a apresentação dos técnicos da Parquetur, empresa responsável pela administração da área de uso público. No site www.caminhosdomar.com.br, é possível ver todos os atrativos que o parque oferece aos turistas.

Tirolesa entre São Bernardo e Cubatão

Com 500 metros de comprimento e até 110 metros de altura, a atração se tornou uma das mais visitadas no parque. Na descida é possível contemplar a bela vista da Baixada Santista enquanto se corta a Mata Atlântica. Também foram apresentados os atuais roteiros do Caminhos do Mar. São atrações que reúnem a história da independência do País, parte de ecoturismo e aventura. Além de visitas monitoradas para educação ambiental e eventos. A ideia é que os municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista possam trabalhar na divulgação e fomentar ainda mais o turismo para as nove cidades.

Rota do Rei (Projeto Piloto)

Na reunião foram apresentados detalhes da Rota do Rei, um circuito turístico e metropolitano que reúne atrações ligadas a Pelé, o Rei do futebol. A iniciativa prevê promover um projeto piloto, durante 45 dias, no período de temporada. O trajeto prevê o passeio em pontos turísticos nas cidades de São Vicente e Santos.

Plano Diretor de Turismo Regional

Os integrantes da Câmara Temática de Turismo debateram a revisão e atualização do Plano Diretor de Turismo Regional. O processo prevê a elaboração de um convênio com universidades para a implantação do projeto.
A próxima reunião da CT de Turismo está prevista para ocorrer no próximo dia 15 de abril.