CONDESB aprova 6 projetos com investimentos de quase 8 milhões para a região

20 de fevereiro 2024

O Conselho também elegeu por aclamação, o novo presidente: o prefeito de São Vicente, Kayo Amado. CONDESB aprova 6 projetos com investimentos de quase 8 milhões para a região

De forma unânime, o colegiado elegeu o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, presidente do CONDESB, e o subsecretário de desenvolvimento urbano José Police Neto, vice. “Quero destacar a mudança que a AGEM e o CONDESB imprimiram no último ano e estou muito empenhado em ajudar a trabalhar para o desenvolvimento de toda a nossa Baixada Santista”, destacou o prefeito.

Projetos Aprovados

Quatro cidades tiveram obras aprovadas no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista, o CONDESB. Ao todo são 7,7 milhões de reais em obras e serviços. Destaque para intervenções de drenagem nas cidades de Itanhaém, Mongaguá e Santos.

Avanço no monitoramento das mudanças climáticas

Com recursos do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista, o CONDESB aprovou a manutenção do Monitoramento e Previsão Hidrometeorológica. Os sistemas foram implantados e vêm sendo operados pela equipe especializada de pesquisadores e professores do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH), da UNISANTA, desde 2022, com o objetivo de disponibilizar por meio de plataforma web, previsões hidrometeorológicas para todos os municípios da Baixada Santista e emitir alertas antecipados de eventos extremos.

O investimento de 984 mil reais garante a continuidade de funcionamento dos dois sistemas e a operação da plataforma web durante os próximos 365 dias do ano, atendendo os nove municípios da Baixada Santista. Estes recursos serão aplicados nas atividades de Monitoramento Contínuo dos Sistemas, Atualização de Tecnologia e Processos, Identificação e Resolução de Problemas, Análise de Desempenho, Implementação de Correção e Melhorias Necessárias, Infraestrutura de Tecnologia de Informação e elaboração de um Relatório Final.

Mais de 14 milhões em investimentos

“A otimização dos recursos do Fundo se tornou fundamental para uma mudança significativa no formato de trabalho da Agência Metropolitana em conjunto com o CONDESB. Conseguimos a aprovação desses projetos por conta das visitas dos nossos técnicos e contato direto com as prefeituras”, explica Vagner Bernardo Maria, diretor executivo da AGEM. O prefeito Márcio Melo Gomes, de Mongaguá, agradeceu o empenho de todos para que o CONDESB tivesse avanços nas questões metropolitanas. “Precisamos pensar sempre em conjunto. Em 1 ano conseguimos a aprovação de mais de 14 milhões em obras para todas as cidades da nossa região. Parabéns a todos os conselheiros pelo empenho e dedicação”.

Novos integrantes da sociedade civil

A 250° reunião ordinária do CONDESB também empossou duas entidades no conselho. A UVEBS, União dos Vereadores da Baixada Santista, e a CONCIDADANIA. Agora o colegiado passa a ter sete integrantes da sociedade civil no conselho.