SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G031LID06522E2QT9T31
Z7_086423G0390OD06L6AM8M42RR4

condesb-tera-mais-duas-entidades-da-sociedade-civil-no-conselho_1

Portaria publicada, no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira dia 5 de janeiro oficializou o ingresso de mais duas entidades no CONDESB.

08/01/2024
Foto ilustrativa

Portaria publicada, no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira dia 5 de janeiro oficializou o ingresso de mais duas entidades no CONDESB.

A entidade CONCIDADANIA e a UVEBS – União dos Vereadores da Baixada Santista terão assentos no conselho com direito a voto.

Agora o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista passa a ter 7 representantes da sociedade civil no CONDESB.

“Isso demonstra que os debates no conselho terão cada vez mais o envolvimento da nossa sociedade. Com o apoio de entidades e universidades podemos ter ações cada vez mais efetivas no desenvolvimento da nossa região”, explica Vagner Bernardo Maria, diretor executivo da AGEM – Agência Metropolitana da Baixada Santista.

Z7_086423G031LID06522E2QT9TV2

Governo de SP promove Dia D de vacinação contra gripe neste sábado (10)

09/05/2025
Foto ilustrativa

A meta é alcançar 90% de cobertura vacinal entre os grupos elegíveis (crianças, gestantes e idosos). Foto: Divulgação/Governo de SP

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) realiza neste sábado (10), o Dia D de vacinação contra a gripe, em adesão à mobilização nacional contra a doença. A ação ocorre nos 645 municípios paulistas, que tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reforçar a importância da imunização.

A campanha é voltada para 19,3 milhões de pessoas dos grupos prioritários, como crianças de até 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e idosos — públicos mais vulneráveis às complicações causadas pelo vírus. Os gestores municipais possuem autonomia para realização de estratégias próprias para vacinar o público-alvo.

Apesar de a vacina já estar incluída no Calendário de Vacinação, é importante a realização do ‘Dia D’ de imunização contra a influenza antes do período de maior circulação do vírus. A meta é alcançar 90% de cobertura vacinal entre os grupos elegíveis (crianças, gestantes e idosos), prevenindo complicações, internações e mortes causadas pelas infecções pela doença. Até o momento, a cobertura entre os grupos prioritários no Estado é de 16,1%.

“A vacinação é a maneira mais eficaz de se proteger contra a gripe. Segura e atualizada anualmente, a vacina ajuda a evitar formas graves da doença, especialmente porque o vírus da Influenza sofre mutações frequentes e exige constante monitoramento”, explica Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES.

A duração de proteção da vacina é de aproximadamente um ano, dependendo da resposta imunológica individual de cada pessoa. Por isso, é importante se vacinar todos os anos, já que o vírus muda com frequência e a vacina é atualizada para acompanhar essas mudanças.

Este ano, o CVE da SES já enviou aos 645 municípios 11,6 milhões de doses do imunizante. No Estado de São Paulo, a vacinação dos grupos prioritários teve início em 28 de março.

Tem alguma dúvida sobre a vacinação?

O Governo de São Paulo, por meio da SES-SP, criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A plataforma esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link: www.vacina100duvidas.sp.gov.br

Confira a lista completa dos grupos prioritários de vacinação:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade
  • Profissionais de saúde
  • Gestantes
  • Puérperas
  • Professores do ensino básico e superior
  • Povos indígenas
  • Quilombolas
  • Trabalhadores da saúde
  • Idosos com 60 anos ou mais de idade
  • Pessoas em situação de rua
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
  • Trabalhadores dos correios
  • Trabalhadores portuários
  • População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens que cumprem medidas socioeducativas
Complementary Content
${loading}