Na 257ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (CONDESB), realizada em Cubatão, a empregabilidade e o uso dos dados espaciais de São Paulo foram os principais temas discutidos. Prefeitos, representantes do governo do Estado de São Paulo e membros da sociedade civil estiveram presentes no evento.
Durante a reunião, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) apresentaram um balanço detalhado sobre a empregabilidade no Polo Industrial de Cubatão e na Baixada Santista. Os dados revelaram importantes insights sobre o mercado de trabalho na região, destacando oportunidades e desafios enfrentados pelos trabalhadores locais.
Além disso, o uso do Sistema de Monitoramento de Alertas por Satélites (SMAS) foi abordado como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento urbano e econômico da região. A aplicação desses dados pode ajudar na tomada de decisões estratégicas, melhorando a infraestrutura e promovendo o crescimento sustentável. O subsecretário de Desenvolvimento Urbano José Police Neto destacou o quanto a ferramenta se torna fundamental para o mapeamento de assentamentos irregulares na Baixada Santista. “Precisamos que os técnicos das prefeituras usem a ferramenta. Somente com o mapeamento dos dados podemos ter uma atuação integrada dos municípios e do Estado para evitar que catástrofes ambientais causem a perda de vidas em assentamentos irregulares”, destaca.
Treinamento do Sistema de Monitoramento de Alertas por Satélites (SMAS) será realizado na próxima quarta-feira, dia 30 de abril
Das 9h até 12h será realizado o treinamento do Sistema de Monitoramento de Alertas por Satélites (SMAS). O evento, que será de forma online, tem como objetivo capacitar os participantes sobre a nova funcionalidade de comentários nos alertas emitidos pelo sistema.
Na ordem do dia, também foram apresentados o Geoportal pela Secretaria Estadual de Transportes, com propostas de integração e mapeamento das informações de mobilidade do transporte coletivo na RMBS.
Mais recursos para a obra na Área 28 - Estrada do Guaraú em Peruíbe
O CONDESB aprovou a liberação no valor de R$ 194.456,38 (cento e noventa e quatro mil, quatrocentos e cinquenta e seis reais) de recursos do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista - FUNDO para obras de contenção na Estrada do Guaraú – Área 28, incluindo serviços de contenção e talude, drenagem, aterro e pavimentação. Ao todo, serão mais de um milhão de reais investidos para obras estruturantes no acesso a diversos pontos turísticos do litoral sul do Estado.