Notícias

SDUH apresenta Sistema de Monitoramento via Satélite das Áreas Suscetíveis para RMBS

14 de março 2024



Cidades da Baixada Santista cobertas pelo sistema participaram de treinamento para futura adesão SDUH apresenta Sistema de Monitoramento via Satélite das Áreas Suscetíveis para RMBS


A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) apresentou, nesta quinta-feira (14), o Sistema de Monitoramento via Satélite das Áreas Suscetíveis (SMAS) para representantes dos 9 municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. O encontro ocorreu no auditório Roberto Marinho em Praia Grande, com a presença de técnicos das cidades de Cubatão, São Vicente, Santos, Praia Grande e Peruibe.

O sistema é coordenado pelo Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo (IGC), órgão vinculado à SDUH, o Sistema possibilita, por sobreposição e comparação de imagens, um monitoramento do uso e ocupação dos territórios, ao identificar a construção de novas edificações, supressão de vegetação, abertura de vias e movimentação de terra devido ao solo exposto.

A área de cobertura inicial do Sistema é de 12.544,24 Km² abrangendo os municípios do Litoral Norte e das Regiões Metropolitanas da Baixada Santista e de São Paulo, fortemente afetados pelas mudanças climáticas. Para cobrir toda essa extensão, a SDUH aderiu ao programa Brasil Mais, da Polícia Federal, que já monitorava parte do território. Para complementar o monitoramento de toda a área, houve a contratação do serviço de satélites, com investimentos da ordem de R$ 1,7 milhão.

No período de 05/10/2023 até 05/02/2024 foram emitidos 1.971 alertas em 52 municípios monitorados pelo sistema. Na Região Metropolitana da Baixada Santista foram 297. 1 abertura de vias, 40 desmatamentos corte raso, 38,36 ha edificações novas/ suprimidas.

Agora o próximo passo é a adesão dos municípios ao Sistema, para que os agentes fiscalizadores consigam acessar o material captado pelos satélites. No encontro foi apresentada a resolução que é o instrumento para a inclusão das cidades no programa de forma gratuita.

O Sistema se torna essencial para o poder público coibir ocupações irregulares e principalmente salvar vidas, em áreas de risco. A cada três meses, será disponibilizada uma imagem com resolução de 4,2 metros para o conjunto dos municípios aderidos ao programa.

Ao utilizar as imagens de satélites com a detecção dos alertas, o governo estadual avança, ao subsidiar e antecipar ações em áreas suscetíveis ou atingidas por desastres naturais.

Compartilhe