Região terá investimentos de mais de R$ 8 mi em macrodrenagem e mobilidade

20 de dezembro 2023

Região terá investimentos de mais de R$ 8 mi em macrodrenagem e mobilidade

Cinco municípios da região receberão mais de R$ 8 milhões em investimentos para obras de macrodrenagem e mobilidade urbana. Os recursos, oriundos do Fundo Metropolitano, contemplarão Cubatão, Bertioga, Guarujá, Mongaguá e São Vicente (que contará com a construção da ciclovia no Japuí, ligando a cidade à vizinha Praia Grande). O anúncio foi realizado na última reunião ordinária do Condesb, no ano, nesta terça-feira (19), no Píer do Jardim Casqueiro, em Cubatão.

O prefeito de Mongaguá e presidente do Condesb, Márcio Melo Gomes, o Márcio Cabeça, destaca a relevância dos investimentos. “São recursos importantes para a mobilidade e drenagem. Nosso município, por exemplo, será contemplado com o alargamento do Canal 02, garantindo maior fluidez da água e minimizando os impactos das fortes chuvas de verão e cheia do Rio Aguapeú, causando alagamentos na região do Vera Cruz.”

No encontro, também houve a apresentação da Rota do Rei – Circuito Metropolitano de pontos turísticos ligados a Pelé, integrando os municípios de Santos e São Vicente. Além disso, houve a entrega da 2ª Fase do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista. O diretor executivo da AGEM, Vagner Bernardo Maria destaca a ação. “Temos o modelo conceitual, que poderá se tornar uma concessão para a destinação final do lixo. Podemos no futuro também pensar em ações para o destino dos resíduos da construção civil e como trabalhar com a limpeza dos nossos mares”, destaca.

A reunião contou com a presença dos prefeitos Ademário da Silva Oliveira – Cubatão, Tiago Cervantes – Itanhaém, Luíz Maurício – Peruíbe e Márcio Melo Gomes (presidente) – Mongaguá.