Prefeito de Mongaguá, Márcio Gomes, é eleito presidente do Condesb

28 de fevereiro 2023

<strong>Prefeito de Mongaguá, Márcio Gomes, é eleito presidente do Condesb</strong>

O prefeito de Mongaguá, Márcio Melo Gomes, foi eleito, por unanimidade, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), em reunião realizada de forma virtual, nesta terça-feira (28). A vice-presidência será ocupada pelo subsecretário de assuntos metropolitanos, da secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Police Neto. O mandato do colegiado tem duração de um ano e estava sob a coordenação da prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, desde fevereiro de 2022.

“Agradeço a confiança de todos e me coloco à disposição para trabalhar em conjunto com os colegas prefeitos nos projetos de interesse comum que visem o desenvolvimento da nossa região”, enfatizou o novo presidente, Márcio Gomes. Segundo ele, a parceria com a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e com os governos do Estado e Federal serão fundamentais para construção de soluções conjuntas nos desafios apresentados.

Ao parabenizar a prefeita Raquel Chini pelo trabalho desenvolvido e desejar uma exitosa gestão ao novo presidente, Márcio Gomes, o novo diretor executivo da Agem, Luiz Alberto dos Reis, apresentado hoje aos integrantes do Condesb, destacou que a nova estrutura da Agência já conta com reforços nas áreas técnica, administrativa e financeira. “As mudanças vão garantir mais autonomia para a Agem, agora com rubrica orçamentária própria, o que vai contribuir para uma maior participação no atendimento aos municípios, em sintonia com o Condesb”, concluiu Reis.

Deliberações

Além da eleição, a pauta da 244ª. reunião do Condesb aprovou a criação de um grupo de trabalho na Câmara Temática de Mobilidade e Logística para discutir e elaborar a proposta de criação de um “observatório” para acompanhamento do Plano Regional de Mobilidade Sustentável e Logística (PRMSL/BS).

Entre outras deliberações, foram aprovados os subsídios do Plano Regional de Adaptação e Resiliência Climática da Baixada Santista e a continuidade das atividades do grupo de trabalho, dentro da Câmara Temática de Meio Ambiente e Saneamento.

Calendário de reuniões

Realizadas bimestralmente, as reuniões do Condesb de 2023 estão previamente agendadas para as seguintes datas: 25 de abril (que será realizada presencialmente em Mongaguá), 27 de junho, 22 de agosto, 24de outubro e 19 de dezembro. Em 2024, a primeira reunião está marcada para 27 de fevereiro.

Presenças

Além dos prefeitos da região, participaram também do encontro, o subsecretário de assuntos metropolitanos, da secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Police Neto; o assessor de planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Eduardo Trani; a deputada estadual, Solange Freitas, e o comandante do CPI 6, Cel. Pereira Lima, entre outros representantes do Governo do Estado e dos nove municípios da Baixada Santista.