Projetos

Plano Viário Metropolitano – Módulo Cargas
Plano Viário Metropolitano – Módulo Cargas

Trata-se de um PVM específico para o setor de cargas da RMBS, elaborado por empresa especializada no período de 19/01 a 19/07/2001, uma vez que a Região dispõe de dois grandes polos de atração e exportação de cargas – Porto e Polo Industrial de Cubatão. Este estudo irá identificar as melhores e mais rápidas opções de deslocamento para as cargas em relação aos destinos, propondo características físicas e operacionais específicas para o setor de cargas.

A problemática da carga, devido ao grande movimento exercido pelos polos, necessita de um estudo à parte, já que as suas características, tais como destino, vias utilizadas e características físicas e operacionais das vias, demandam tratamento específico.

A operação do sistema de cargas é um grande desafio para a RMBS. O deslocamento nem sempre ocorre dentro de um só município, bem como há um grande conflito entre a utilização das vias, tanto urbanas quanto estradas, por caminhões, ônibus e veículos de passeio, sobretudo nos períodos de temporada. Como a RMBS também tem no turismo um outro grande fator de desenvolvimento, é vital a solução de conflitos de forma a poder tirar o melhor de todos os segmentos. 

Compartilhe