Plano Regional de Adaptação Climática foi lançado em São Paulo

14 de dezembro 2022

Plano Regional de Adaptação Climática foi lançado em São Paulo

O Plano Regional de Adaptação e Resiliência Climática da Baixada Santista foi lançado na última segunda-feira (12), na sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA). A inciativa faz parte do Projeto Municípios Paulistas Resilientes (PMPR) e visa preparar as cidades na antecipação de ações para combater os efeitos das mudanças climáticas.

“Nossa região é a primeira no país a contar com um plano dessa natureza, com capacitação de técnicos, visando um planejamento de medidas coletivas para o enfrentamento das implicações das mudanças climáticas”, explicou o diretor executivo da Agem, Milton Gonçalves da Luz. “Tenho certeza de que esse trabalho será referência não só para o Estado de São Paulo, mas também para todo o país, destacou ele.

Iniciado em março, o plano foi elaborado pela SIMA e a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ).  O detalhamento incluiu o levantamento de dados em diversas áreas como turismo ecológico, drenagem urbana, mobilidade sustentável, mapeamento das áreas de risco, boas práticas na construção, saneamento, arborização, habitação digna, combate às invasões e segurança, entre outros.

Além da Baixada Santista, mais 13 municípios paulistas passaram pela capacitação do SIMA para elaborar planos de resiliência climática. O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Santos, Marcos Libório também participou do evento. Ele coordena a Câmara Temática de Meio Ambiente e Saneamento do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb).