SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G031LID06522E2QT9T31
Z7_086423G0390OD06L6AM8M42RR4

condesb-tera-mais-duas-entidades-da-sociedade-civil-no-conselho_1

Portaria publicada, no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira dia 5 de janeiro oficializou o ingresso de mais duas entidades no CONDESB.

08/01/2024
Foto ilustrativa

Portaria publicada, no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira dia 5 de janeiro oficializou o ingresso de mais duas entidades no CONDESB.

A entidade CONCIDADANIA e a UVEBS – União dos Vereadores da Baixada Santista terão assentos no conselho com direito a voto.

Agora o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista passa a ter 7 representantes da sociedade civil no CONDESB.

“Isso demonstra que os debates no conselho terão cada vez mais o envolvimento da nossa sociedade. Com o apoio de entidades e universidades podemos ter ações cada vez mais efetivas no desenvolvimento da nossa região”, explica Vagner Bernardo Maria, diretor executivo da AGEM – Agência Metropolitana da Baixada Santista.

Z7_086423G031LID06522E2QT9TV2

NPH-Unisanta apresenta a Sala de Situação da Baixada Santista no 2º Fórum Brasil das Águas, em João Pessoa (PB)

16/05/2025
Foto ilustrativa

O evento ocorreu de 5 a 9 de maio e reuniu especialistas, poder público, setor privado, ONGs e sociedade civil

Pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH/Unisanta) participaram do 2º Fórum Brasil das Águas, realizado entre os dias 5 e 9 de maio, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba. O evento reuniu especialistas de todo o país para dialogar sobre políticas públicas, mudanças climáticas, uso racional da água, reuso, inovação, regulação e financiamento de obras e serviços essenciais.

Representando a instituição e o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, estiveram presentes a Profª. MSc. Alexandra F. P. Sampaio, coordenadora do NPH, e o Prof. MSc. Matheus S. Ruiz, pesquisador do núcleo.

Durante o encontro, a Profª Alexandra apresentou a Sala de Situação de Recursos Hídricos da Baixada Santista – um ambiente de monitoramento e previsão meteoceanográfica que inclui a análise em tempo real das chuvas, dos níveis dos rios e do oceano, além das vazões dos principais rios da região – desenvolvido em parceria com o Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista (CBH-BS) e a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), cuja sede está localizada junto ao NPH- Unisanta.

2º Fórum Brasil das Águas

Organizado pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), sob o tema Água como vetor de qualidade de vida e de desenvolvimento, o Fórum buscou fortalecer a governança dos recursos hídricos no Brasil, incentivando a cooperação entre diferentes setores da sociedade.

Participaram representantes dos poderes público municipal, estadual e federal, além de membros da sociedade civil, setor privado, ONGs e entidades acadêmicas. Ao longo dos cinco dias, o evento promoveu workshops, reuniões e encontros que abordaram também pautas como educação ambiental, engajamento social e questões de gênero no contexto da gestão da água.

O estado de São Paulo esteve presente por meio da sua Agência de Águas, a Sp Águas, e também do Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas.

    

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Unisanta

Complementary Content
${loading}