Depois de três anos, prefeitos participam da primeira reunião presencial do Condesb

25 de abril 2023

Realizada nesta terça-feira (25), em Mongaguá, a 245 ª. reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) contou com a participação de seis prefeitos, no encontro sediado no Centro Cultural Raul Cortez. “É uma honra contar com a presença de todos em nossa cidade após três anos de reuniões virtuais, em função da pandemia. Vamos trabalhar e retomar assuntos importantes para a nossa região”, destacou o presidente do Condesb, prefeito de Mongaguá Márcio Melo Gomes.

Entre os itens da pauta, foram aprovados os resultados do Sistema de Informações Metropolitanas (SIM) Habitação, programa pioneiro de mapeamento dos Assentamentos Precários nas Regiões Metropolitanas. Em parceria com o governo do Estado, o SIM foi idealizado para nortear o planejamento regional nas áreas de habitação e desenvolvimento urbano nos nove municípios da Baixada Santista. Confira o trabalho completo: http://www.igc.sp.gov.br/simhabitacao/

O compromisso dos municípios com as ações propostas pelo Plano Regional de Mobilidade Sustentável e Logística (PRMSL-BS), concluído no início deste ano, foi selado, durante o encontro, com a assinatura do documento “Pacto da Mobilidade Sustentável e Logística”, pelos prefeitos presentes. O plano foi elaborado e financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Ao todo, dentro do estudo, foram apresentadas 177 ações para melhorias na mobilidade.

Ao ressaltar a importância dos projetos desenvolvidos, o diretor adjunto da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), ThiagoWiggert apresentou uma proposta de otimização do trabalho das Câmaras Temáticas do Condesb, que contou com a aceitação do colegiado e será apreciada na próxima reunião, agendada para o dia 27 de junho, em Santos.

Entre as resoluções da reunião, ficou agendada para o dia 26 de maio, às 15 horas, uma audiência dos prefeitos com o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes para tratar de assuntos de interesses da Baixada Santista.

O evento foi finalizado com a inclusão das Assessorias da Juventude de todos os municípios no grupo de trabalho da Câmara Temática de Direitos Humanos. “Acho essencial que nossos jovens sejam pautas constantes das nossas discussões. As questões que foram pauta nas últimas semanas, dentro das escolas, são questões de saúde mental. Precisamos ter esse cuidado”, afirmou o prefeito Marcio Gomes.

Além do prefeito de Mongaguá, a reunião contou com a participação do assessor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Eduardo Trani; dos prefeitos de Itanhaém, Tiago Cervantes;  de Peruíbe, Luiz Maurício; de Praia Grande, Raquel Chini; de Santos, Rogério Santos e de São Vicente Kayo Amado, entre outros representantes e técnicos das prefeituras e do Governo do Estado.