Notícias

Condesb elabora proposta de combate às enchentes para envio de demandas ao Estado

3 de abril 2024



Iniciativa idealizada em reunião nesta terça (2) busca apontar principais necessidades de cada Município Condesb elabora proposta de combate às enchentes para envio de demandas ao Estado


Em busca de intervenções do Estado no combate às enchentes, o Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista) idealizou, em reunião promovida na manhã desta terça-feira (2) no Salão Nobre do Paço Municipal de São Vicente, uma nova proposta de prevenção aos alagamentos na região, para posterior envio das demandas ao Estado. 

Por meio dessa iniciativa, será elaborado um formulário no qual cada município apontará suas principais necessidades relativas ao desassoreamento de rios e canais. Posteriormente, o documento será enviado ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que se prontificou a buscar soluções para a Baixada. 

Os alagamentos, que se tornaram crônicos na Baixada Santista devido às chuvas e alta da maré, causam uma série de prejuízos à população, como perda de bens, infiltrações em casas e estabelecimentos comerciais, além de equipamentos públicos. 

“Acredito que esse documento mais objetivo focado na questão do desassoreamento dos rios e canais facilitará a visualização das principais carências de cada município. O que estamos fazendo é uma união de forças para evitar que eventuais desastres naturais que, infelizmente, já afetaram outras regiões atinjam a Baixada”, ressaltou o prefeito de São Vicente e presidente do Condesb, Kayo Amado. 

Também foi abordada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) a proposta do programa Rios Vivos do Estado, que busca melhorar a qualidade da água dos rios das cidades paulistas. 

O encontro envolveu representantes de oito municípios (Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Cubatão, Santos e Guarujá), do DAEE, Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP (Semil) e Defesa Civil do Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Vicente

Compartilhe