Peruibe é um município na microregião de Itanhaém, na Região Metropolitana da Baixada Santista, no estado de São Paulo, no Brasil. A sua população estimada em 2010 era de 59 793 habitantes. Sua área é de 326 km², o que resulta numa densidade demográfica de 160,28 hab/km².

Toponímia

“Peruíbe”, segundo Silveira Bueno, é um vocábulo indígena que significa “no rio dos tubarões”, pela junção dos termos tupis iperu (tubarão), ‘y (rio) e pe (em)7 . Consta, porém, em alguns documentos, que esse nome estaria associado ao modo como José de Anchieta se referia ao lugar, chamando-o de “Tapirema do Peru”, por suas semelhanças com a região peruana, onde os jesuítas haviam enfrentado dificuldades no exercício da catequese.

Estância balneária

Peruíbe é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de “estância balneária”, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Hino de Peruíbe – SP

Bandeira de Peruíbe Oficial

Peruíbe, Peruíbe, Peruíbe,
Encanto e beleza varonil.
Peruibe, Peruíbe, Peruíbe,
Orgulho e Grandeza do Brasil
Verde mar e a praia empolgante,
Cercada só de flores e jardins
Tem a guarda na muralha do gigante,
Do imponente e majestoso Itatins.
Com o céu mais lindo e mais azul,
Coberto de estrelas rutilantes,
Invejada no Brasil de norte a sul
Berço heróico de bravos Bandeirantes.
Na história lendária do passado

Brasão de PeruíbeO seu nome viverá em glórias mil
Como espelho ficará perpetuado
No coração grandioso do Brasil.

Composição: Maestro Gomes Cardim