Notícias

IPT e AGEM promovem oficina em BERTIOGA

16 de setembro 2023



IPT e AGEM promovem oficina em BERTIOGA


O IPT e a Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM) promovem na quarta-feira, 20 de setembro, mais uma oficina da segunda etapa do projeto do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PRGIRS) da região. O público-alvo do evento são os gestores públicos, ONGs e associações, sociedade civil e professores.

Entre 2016 e 2018, o IPT e a AGEM realizaram estudos para avaliar as especificidades dos resíduos gerados (domiciliares, construção civil, industrial, serviços da saúde etc.) e indicar propostas para solucionar os problemas de modo integrado entre os nove municípios da Baixada Santista.

O PRGIRS da região foi entregue em 2018. No final de 2020, o IPT e a AGEM deram início à segunda etapa do projeto, que contempla os trabalhos para dar continuidade ao plano regional, visando o diagnóstico das ações implementadas e a elaboração de instrumentos para implantar as estratégias e ações propostas referentes a resíduos sólidos urbanos.

A oficina abordará as ações desenvolvidas até o momento no âmbito do projeto, com foco nas ações de educação ambiental previstas no PRGIRS, sendo que o tema principal serão os desafios e oportunidades na recuperação e beneficiamento de resíduos orgânicos na região.

A recuperação de resíduos sólidos orgânicos representa um grande desafio para os municípios da Baixada Santista. Estes resíduos representam aproximadamente 40 % de todo o resíduo gerado na região, e são enviados quase em sua totalidade para aterros sanitários, não existindo sistemas de coleta seletiva de orgânicos implantados na região.

A reciclagem e o tratamento dos resíduos orgânicos municipais, por meio da compostagem ou biodigestão anaeróbia, além de contribuir para o atingimento das metas estabelecidas pelos planos de resíduos sólidos em nível regional, estadual e federal, ainda são estratégias para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), combate às mudanças climáticas, geração de renda e redução dos impactos causados pela disposição de resíduos e aumento da vida útil dos aterros sanitários.

No evento será apresentado o guia para implantação de unidades de compostagem, que tem como objetivo fornecer informações e orientações aos gestores públicos para o planejamento, implantação e operação de unidades de compostagem para tratamento dos resíduos orgânicos nos âmbitos municipal e microrregional.

SERVIÇO – A oficina será realizada no dia 20 de setembro, no Sesc Bertioga, localizado na Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, no bairro Jardim Rio da Praia. As inscrições para o evento presencial, que acontece entre 13h e 17h, são limitadas e devem ser feitas em https://lnkd.in/d5ZQrAcG.

Compartilhe