Cumprindo agenda na Baixada Santista, o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, Sérgio Sá Leitão, visitou nessa terça-feira (21), a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá e o Forte São João, em Bertioga. As fortificações concorrem ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Em Guarujá, o secretário vistoriou a estrutura da Fortaleza da Barra Grande e do museu histórico, além de conhecer detalhes do projeto de revitalização, recuperação e de acessibilidade do local, que vem sendo executado pela Universidade Católica de Santos (Unisantos). Em visita às instalações do Forte São João, o mais antigo do Brasil, o secretário Sá Leitão pode conferir a nova cenografia, em fase final de montagem, que passou recentemente por reforma e restauro. A previsão é de que a fortaleza seja reaberta à visitação no final de novembro com uma exposição interativa produzida em parceria com o Sesc.

Segundo ele, a parceria do Governo do Estado com as prefeituras, responsáveis pela administração das fortificações, visa fomentar o turismo regional na Baixada Santista aproveitando o grande potencial histórico e cultural das cidades.

A visita à região foi acompanhada pela vice-prefeita do Guarujá, Adriana Machado, pelo prefeito de Bertioga, Caio Matheus e pelo diretor executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), Milton Gonçalves da Luz.

Secretário de Cultura do Estado visita os fortes de Guarujá e Bertioga