Prefeitos da Baixada Santista mantêm medidas de isolamento em função da epidemia do novo coronavírus. A decisão foi tomada, na última terça-feira (31), durante videoconferência realizada entre os chefes do Executivo das nove cidades.
Uma nova reunião está marcada para sábado (4) para analisar a evolução do contágio e avaliar a possibilidade de retomada “escalonada e gradual” das atividades comerciais a partir de terça-feira (7) – data em que termina o período de quarentena estabelecido pelo governo do Estado.
Confira as resoluções desta terça-feira, válidas para as nove cidades da Região:

1 – Aquisição de insumos
Para ganhar escala e reduzir custos, as prefeituras vão trabalhar em conjunto na compra dos insumos da saúde. As prefeituras também solicitam maior rapidez do Estado nos exames do PCR para possível detecção do coronavírus.

2 – Comércio
As cidades vão manter as restrições impostas pelo Estado em relação à quarentena até o dia 7 de abril. No sábado (4), após avaliação da evolução dos casos, será estabelecido diálogo com sindicatos, associações comerciais, a fim de criar um plano regional para preparar o retorno gradativo dos estabelecimentos comerciais, trabalhando de forma escalonada, controlada e gradual.

3 – Educação
Devido à interligação das redes municipais, com profissionais trabalhando em mais de uma cidade, será estudado em nível regional, um calendário único para os municípios, a partir das definições em nível Estadual e Federal.

4 – Estrutura hospitalar
Mapeamento das demandas regionais para estruturação completa dos leitos hospitalares em implantação, para que tenham todos os insumos e equipamentos necessários, como respiradores, produto em falta no mercado, solicitando transparência dos dados e mais apoio do Estado e da União.

Prefeitos da Baixada Santista mantêm medidas de isolamento