Novas medidas para conter a disseminação do Coronavírus foram anunciadas nesta quinta-feira (19) para os nove municípios da região. As decisões foram tomadas durante a segunda reunião do Comitê Metropolitano de Contigenciamento da Baixada Santista, realizada por videoconferência. Além dos prefeitos e secretários de saúde de todos os municípios da Baixada, participaram da reunião, a diretora de Departamento Regional de Saúde (DRS4), Paula Covas, a diretora executiva da AGEM – BS, Raquel Chini, o secretário estadual de desenvolvimento metropolitano, Marco Vinholi e a deputada federal, Rosana Valle.
Confira as novas determinações metropolitanas – Baixada Santista (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente)
1- Comércio
Shoppings – determinação de fechamento com abertura de serviços essenciais como supermercados e farmácias e controle rigoroso de acesso a partir de sexta-feira (20).
Academia, casas noturnas e Igrejas – determinação de fechamento a partir de sexta-feira (20).
2- Praia
Restrição total de acesso à faixa de areia, incluindo barracas, cadeiras, guarda-sol e ambulantes na praia.
3 – Restaurantes, bares, similares e lanchonetes
Recomendação para os estabelecimentos na cidade com redução de 30% de cadeiras
e mesas. Sem prejuízo de medidas mais restritivas conforme o andamento.
Incentivar o comércio delivery para pedidos de refeição e demais produtos.
4 – Acesso à Baixada Santista
Solicitar ao Estado e à Concessionária início imediato de campanha de
divulgação e conscientização no sistema Anchieta/Imigrantes para desestimular
que as pessoas venham à região, com o objetivo de preservar o sistema de saúde
local e a comunidade.
5 – Rodoviárias
Restrição total do funcionamento da rodoviária, observadas as excepcionalidades dos profissionais com serviços essenciais como de saúde e segurança. Será encaminhada carta ao governador João Doria solicitando o atendimento deste pedido por meio da Artesp e concessionária.
6 – Turismo
Determinação de que ninguém mais entra nos hotéis, pousadas e
similares na Baixada Santista a partir de hoje e determinação de suspensão das
atividades a partir de segunda-feira (23), com o objetivo de desestimular o uso
turístico da região.
7 – Quarentena
Controle dos imóveis vazios e de uso ocasional para evitar a vinda de pessoas
para cumprimento de quarentena na região.
8 – Plano de contingência
Acrescentar pedido de mais 14 leitos de UTI para Bertioga, 10 para Praia
Grande, 4 para São Vicente e de 20 para Guarujá.
9 – Unidades básicas
Suspender os atendimentos de rotina mediante agendamento das unidades básicas, com exceção de projetos estratégicos, por exemplo o pré-natal.
Lamentável que o poder publico não esta fazendo o impossível para prevenir a população,esta fazendo o mais simples e deixando a população a resolver se quer ou não quer se prevenir.
ACABEI DE SAIR DO SUPERMERCADO CUCA-OCIAN, TRABALHANDO NORMALMENTE SEM NENHUMA PREVENÇÃO,FUNCIONÁRIOS TRABALHANDO SEM MASCARAS,NINGUÉM SE IMPORTANDO COM A QUANTIDADE DE PESSOAS DENTRO DO SUPERMERCADO,FUNCIONÁRIOS SETOR PADARIA SEM MASCARAS, perguntei porque não usa deram risada.
Todos os funcionarios Municipais incluso policia deveriam estar transitando de mascara, para prevençao e mostrar a população que o problema é grave.
Todo o comercio aberto deveriam ser obrigados a usar mascaras,ter alcool para limpesa das mãos, as farmacias estão normais, ninguem atento a nada.
Ir a televisão e assinar decretos é bonito,mas preocupação verdadeira ,,,nada se vê.
As medidas definidas pelo Comitê Metropolitano são tomadas em conjunto com todos os 9 prefeitos da Região Metropolitana da Baixada Santista, sendo que a aplicação e fiscalização das mesmas ficam a cargo de cada prefeitura.