Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (16.03) no Salão Nobre da Prefeitura de Santos, prefeitos, secretários de saúde dos nove municípios da região, técnicos da DRS4, Vigilância Sanitária e Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM) definiram uma série de ações estratégicas para a prevenção da disseminação do Coronavírus – Covid 19 em caráter regional.

Entre as decisões adotadas, estão a criação de um Comitê Metropolitano Permanente para avaliar e propor novas medidas, caso necessário, e a elaboração de um Plano Regional de Contingência que será encaminhado ao Governo do Estado de São Paulo e ao Governo Federal.

Confira as Decisões Metropolitanas:

1) Escolas fechadas – aulas das escolas municipais estão suspensas por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 23 de março. Recomendação para as privadas.

2) Equipamentos e atividades públicas – todos os equipamentos e atividades esportivas, culturais e de lazer serão suspensas a partir de terça (17), por tempo indeterminado, com exceção dos serviços de Saúde, Segurança e Assistência Social (abrigos e restaurantes populares – Bom Prato).

3) Alteração do regime de trabalho das prefeituras – permitindo home office (trabalho em casa) de acordo com a deliberação das chefias imediatas, avaliando a idade, doenças preexistentes e de acordo com a natureza do serviço.

4) Eventos públicos – cancelados.

5) Eventos privados –  suspensão de autorização para eventos privados por tempo indeterminado, incluindo os já autorizados.

6) Locais de grande circulação – recomendação de restrição de circulação de público e atividades em locais como shoppings, igrejas, clubes, centros comerciais, cinemas, teatros e similares. Força-tarefa para orientação de higiene e medidas preventivas.

7) Plano Regional de Contingência – definição de pauta de demandas de recursos, insumos e equipamentos necessários para o enfrentamento da doença e assistência aos pacientes. A proposta conjunta será elaborada pelos secretários municipais de Saúde e Departamento Regional de Saúde (DRS-4) e encaminhada nesta segunda (16) ao Governo do Estado e Governo Federal.

8) Comitê Metropolitano Permanente – colegiado com as nove prefeituras irá se reunir periodicamente para definir novas estratégias. A próxima reunião está marcada para quinta (19), às 9h30.

9) Comunicação – campanha conjunta de divulgação das ações e medidas preventivas, com início nesta segunda (16). Destaque para a importância da adesão da sociedade, principalmente idosos e pessoas com comorbidades (grupos de risco) e jovens (principais agentes de transmissão da doença). Grupo de secretários municipais do setor desenvolverá material informativo.

10) Visitas hospitalares – suspensas por tempo indeterminado. Será permitido apenas acompanhante que não tenha comorbidades.

11) Suspensão de autorização para vans e ônibus de turismo – medida válida para todas as cidades da Baixada Santista por tempo indeterminado.

Prefeitos da Baixada Santista definem ações conjuntas de prevenção ao Coronavírus