Notícias

Qualifica SP “Meu Primeiro Emprego” abre 6 mil vagas em cursos profissionalizantes

7 de fevereiro 2024



Programa é voltado para jovens de 16 a 24 anos que buscam qualificação para o mercado de trabalho; as inscrições vão até 27 de fevereiro. Qualifica SP “Meu Primeiro Emprego” abre 6 mil vagas em cursos profissionalizantes


O Governo de SP abre nesta quarta-feira (07) inscrições para 6.155 vagas em cursos gratuitos do Qualifica SP “Meu Primeiro Emprego”. A ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é destinada a jovens de 16 a 24 anos com ensino fundamental completo que querem ingressar no mercado de trabalho.

A jovem Jamile do Nascimento, de 16 anos, moradora da região São Carlos, no interior paulista, é uma dessas jovens que buscavam uma chance para o primeiro emprego, mas enfrentava dificuldades pela falta de conhecimento e habilidades essenciais no mercado profissional. Decidida, se inscreveu no curso Excel Aplicado à Área Administrativa, oferecido na turma de 2023 do Qualifica “Primeiro Emprego”, e viu suas chances de empregabilidade crescerem. “Com essa qualificação, consegui um estágio na Defensoria Pública do Estado e tenho certeza que será uma ótima experiência para minha carreira profissional.”

Todos os cursos foram pensados e desenvolvidos para atender às demandas atuais do mercado de trabalho e abrangem as seguintes áreas: Tecnologia da Informação, Gestão e Negócios e Automotivo. De acordo com o IBGE (2023), cerca de 17,1% da população jovem do Estado de SP não estuda e está sem ocupação.

As 20 opções de cursos disponíveis têm duração de 120 horas e poderão ser realizadas ao longo de quatro meses no formato presencial. As aulas serão realizadas em instituições de ensino parceiras, como Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS) e unidades do Senai, de 83 municípios do estado de São Paulo.

As inscrições vão até o dia 27 de fevereiro no site www.qualificasp.sp.gov.br, onde será possível também consultar os municípios participantes. Não é necessário realizar processo seletivo. As aulas têm previsão de início em março.

A comunicação com os inscritos é feita unicamente por e-mail, utilizando-se os dados pessoais de cada candidato informados no ato do cadastro no site.

20 opções de cursos nas áreas de Tecnologia da Informação, Gestão & Negócios, Produção Cultural & Design, e Automotivo:

Ajudante de Logística
Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais
Criação de Sites e Plataformas Digitais
Auxiliar de Vendas
Excel Aplicado à Área Administrativa
Administração de Redes Windows
Aprenda a Programar em C#
Segurança Cibernética Fundamental
Tecnologia e Eletricidade Automotiva
Introdução a Banco de Dados
Desenvolvimento de E-commerce
Criação de Sites com Marketing Digital
Técnicas de Atendimento
Criação de Aplicativos
Desenvolvimento de Software para web e celular
Desenho no AutoCAD
Gestão de Pequenos Negócios
Jogos Digitais
Design de Plataforma Digitais e Experiência do Usuário
Introdução à Robótica Utilizando Arduíno

Fonte: Governo de SP

Compartilhe