A Câmara Temática de Direitos Humanos do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista) promoveu no dia 10 de dezembro o I Seminário Metropolitano de Educação em Direitos Humanos da Baixada Santista. A diretora executiva da AGEM, Raquel Chini, fez a abertura do evento, realizado na Faculdade UNIBR, em São Vicente, com o objetivo de fomentar a mobilização regional em torno do tema.

A participação de representantes de conselhos municipais de direitos, de movimentos sociais, universidades, e demais instituições públicas e privadas de ensino, garantiu o êxito do seminário. Com mediação de Júlio Evangelista Santos Júnior, coordenador da Câmara Temática, o evento contou com a participação de Vanessa Aufieiro da Rocha, juíza de Direito Titular da 2ª Vara da Família e de São Vicente, de Raiane Patrícia Severino Assunção, docente da Universidade Federal da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e de Cristina, Barletta secretária de Educação de Santos. Segundo Júlio Evangelista, de acordo com o Plano Nacional de Direitos Humanos, lançado em 2003, a temática dos direitos humanos adquiriu elevada significação histórica, como resposta à extensão das formas de violência social e política, vivenciadas nas décadas de 1960 e 1970. “No entanto, persiste no contexto de redemocratização a grave herança das violações rotineiras nas questões sociais, impondo-se, como imperativo, romper com a cultura oligárquica que preserva os padrões de reprodução da desigualdade e da violência institucionalizada”.

Câmara de Direitos Humanos

A Câmara Temática de Direitos Humanos do CONDESB é uma das câmaras do campo funcional de Políticas Públicas Sociais do CONDESB e foi criada a partir da Deliberação CONDESB 022/2017, agregando as atividades das Câmaras Temáticas de Políticas Públicas para a Juventude, Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Políticas Públicas para Mulheres, Políticas Públicas sobre Drogas e Direitos da Pessoa com Deficiência.

8h30min – Acolhida  e coffee break

9h00min – Mesa de abertura institucional e abertura dos trabalhos

9h30min – Seminário “Educação em Direitos Humanos: desafios e perspectivas”

Dra. Vanessa Aufieiro da Rocha – Juíza de Direito Titular da 2ª Vara da Família e Sucessões da Comarca de São Vicente

Prof.ª Dra. Raiane Patrícia Severino Assunção – Docente da Universidade Federal da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Cristina Abreu da Rocha Barletta – Secretária Municipal de Educação de Santos

Mediação: Júlio Evangelista Santos Júnior – Coordenador da Câmara Temática de Direitos Humanos do CONDESB

10h30min – Perguntas e debates

11h30min – Intervenção Cultural

12h00min – Almoço

13h30min –  Abertura dos trabalhos e orientações sobre a divisão da plenária nos grupos de trabalho, conforme os eixos do Plano Nacional de Direitos Humanos

14h00min – Início da discussão nos grupos de trabalho : educação básica, educação superior, educação não-formal, educação dos profissionais  dos sistemas de justiça e segurança e educação e mídia.

16h00min – Plenária Final e leitura dos relatórios dos grupos do trabalho

16h45min – Intervenção cultural

17h00min – Encerramento dos trabalhos

SERVIÇO