Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico da Baixada Santista

ESTATUTO DA METROPOLE RMBS
Linha
Menu Principal

oqeh

RMBS

Reunioes


Bibliotecaazul

Participe

Imprensa

 
pmdebs
 
 
cap1

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e outras autoridades enaltecem a iniciativa de planejar a RMBS e falam sobre a importância de levantar os déficits e demandas e projetar cenários.

 

O estudo a seguir foi desenvolvido pela Agência Metropolitana da Baixada Santista em parceria com uma consultoria especializada e estabelece um planejamento integrado para a Região Metropolitana até 2030, em quatro áreas estratégicas: Habitação, Mobilidade, Saneamento e Desenvolvimento Econômico.

 
 
 
cap2

Trata das motivações que originaram o desenvolvimento do plano estratégico e faz uma abordagem sobre todas as etapas que envolveram o processo de elaboração do PMDE-BS, incluindo o benchmarking em experiências internacionais.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
cap3

Traça o futuro que se deseja para a Região Metropolitana da Baixada Santista, levando em consideração os gargalos e fatores condicionantes. Estabelece macro estratégicas para o desenvolvimento sustentável da Baixada Santista com objetivos e metas até 2030.

cap4

Apresenta os déficits e demandas levantados pelo plano, aponta os resultados das projeções de população e de ocupação urbana para os nove municípios da Baixada Santista, o impacto do crescimento sobre as demandas setoriais e constrói cenários diversificados até 2030.

cap5

Faz uma contextualização sobre os eixos indutores do desenvolvimento econômico da RMBS como Porto, Petróleo e Gás, Construção Civil, Turismo, Obras Públicas e Polo Industrial de Cubatão e investimentos previstos.

cap6

Lista de proposições, metas, indicadores, estratégias de desenvolvimento com objetivos claros, orientações de planejamento e carteira de investimentos nos eixos trabalhados.

cap7

Propõe a implantação de um sistema de monitoramento e avaliação dos objetivos propostos por este estudo como continuidade a este trabalho pioneiro em regiões metropolitanas brasileiras. Orienta ainda o alinhamento do trabalho com as Câmaras Temáticas do Condesb.

Mapas

cap8

Destaca a participação dos diversos técnicos, gestores públicos, instituições e organizações envolvidas na construção do trabalho no período de janeiro de 2013 a abril de 2014. A entrega do documento representa um novo ciclo de gestão na história da RMBS.

pmebs_mapas

Download do arquivo completo.

Relação de 20 mapas georreferenciados gerados a partir da elaboração do estudo.

Voltar para o topo