Agem reúne secretários de Cultura para debater propostas para a Cadeia Velha

       0

DSC_0012

Participaram da reunião os secretários de Cultura de Cubatão, Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande. (Fotos: Assessoria de Imprensa/Agem)

O diretor executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), Hélio Hamilton Vieira Jr., reuniu-se, na manhã desta quarta-feira, 25, com secretários municipais de Cultura da região para ouvir propostas para o uso compartilhado do prédio da Cadeia Velha, sem prejuízo das ações culturais.

Conforme anunciado no início do mês pelo subsecretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, e pelo secretário estadual de Cultura, José Roberto Sadek, a Cadeia deverá ser a nova sede da Agem (piso superior), dividindo o prédio com o Projeto Guri (térreo), programa de formação musical do governo do Estado. A mudança ocorre em razão da necessidade de redução de gastos com aluguel e com a manutenção da Cadeia velha, uma vez que se discute a gestão compartilhada do local.

DSC_0013

Encontro aconteceu na sede da Agem, em Santos.

Lideranças dos movimentos culturais, no entanto, reivindicam espaço para realização das atividades, sem prejuízo das aulas do Guri. Esse desejo também foi expressado pelos secretários municipais presentes ao encontro na Agem, órgão que é vinculado à Subsecretaria de Desenvolvimento Metropolitano.

“Nosso objetivo é ouvir as propostas. Estamos conversando, inclusive com representantes dos movimentos, para equacionar essa questão. Já há a garantia de que duas das celas, no térreo, serão destinadas a atividades culturais de toda a região, a partir da elaboração conjunta (com os diferentes grupos) de uma agenda”, afirma Hélio Vieira.

Um ponto importante – destaca ele – é que a Agem funciona em horário comercial, as aulas do Projeto Guri acontecem de terça a sexta-feira, mas as atividades culturais ocorrem, principalmente, nos finais de semana. “Para que o prédio permaneça aberto aos sábados e domingos, ou mesmo além do horário comercial, será preciso garantir infraestrutura (mais segurança, manutenção, organização de agenda etc.). Como ficará o custeio disso? Como serão divididas as responsabilidades nesta gestão compartilhada, inclusive as que caberão aos movimentos culturais? É por isso que nós estamos ouvindo os representantes do setor. Estamos abertos ao diálogo, inclusive, para que possamos aprofundar o debate junto às secretarias estaduais”, diz o diretor executivo da Agem.

Participaram da reunião os secretários Paulo Fiorotto (Guarujá), Renato Paes (Praia Grande), Fábio Lopes (São Vicente), Fábio Nunes (Santos) e Raul Christiano (Cubatão). Também presentes técnicos da Agem e do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb).


Artigos relacionados

Agem e CDHU assinam convênio de cooperação técnica

No último dia 4 de dezembro, durante a realização da Câmara Temática de Habitação do Condesb, ocorreu a assinatura de um convênio da Agem (Agência Metropolitana da Baixada Santista) com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), que visa quantificar e mapear os assentamentos precários na Região Metropolitana da Baixada Santista, definir prioridades de […]

LEIA MAIS →

Agem faz balanço das ações técnicas e administrativas

A Agência Metropolitana da Baixada Santista realizou no último dia 27, a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (CONDESB), para discussão de assuntos de interesse regional. A finalidade foi realizar um balanço das ações técnicas e administrativas da Agem no ano de 2018, por meio de espaço concedido pelo Diretor-Executivo, Ricardo Hourneaux, às […]

LEIA MAIS →

Estado e municípios trabalham propostas regional de mobilidade e logística

Os municípios que compõem a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) e representantes do Governo do Estado estão se reunindo para elaborar conjuntamente os Termos de Referência para contratação de uma consultoria que irá viabilizar o Plano Regional de Mobilidade e Logística da Baixada Santista. Essas informações serão apresentadas à equipe da Agence Française de […]

LEIA MAIS →

Concerto da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos encerra a 24ª edição do Tocando Santos

A Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos faz, neste domingo 11 de novembro, o concerto de encerramento da 24ª edição do projeto Tocando Santos. A apresentação acontece às 18h, no Sesc-Santos. Criada em dezembro de 2003, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos é corpo estável de Guarulhos com 75 músicos ligado à Secretaria de Cultura do […]

LEIA MAIS →

Semana Saturnino de Brito

Semana Saturnino de Brito acontece de 6 a 9 de novembro de 2018 na Sede da Superintendência da Unidade Baixada Santista, fica localizada na Av. São Francisco, 128, Centro, Santos. Abrange todos os municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente).

LEIA MAIS →
Voltar para o topo